Telefone: (21) 2717-2086 | 2622-7340 | 3565-8056 | 3617-0370

Conheça os sinais de alerta para doenças de pele

imgdentro

Por conta da falta de informação, infelizmente não é raro que pacientes de doenças de pele enfrentem certos tipos de discriminação. Para evitar que isso aconteça, é importante que se divulgue, por exemplo, alguns sinais para os quais devemos estar atentos.

Um dado geral que é importantíssimo saber é que a grande maioria dessas doenças não é contagiosa. Dessa forma, não há nenhum problema em estabelecer qualquer contato com as pessoas que as possuem. Portanto, é completamente inofensivo encostar, conversar ou sentar-se ao lado de portadores de vitiligo, psoríase, epidermólise bolhosa, entre outras.

Epidermólise bolhosa

É uma doença genética rara que ainda não tem cura. Ela se caracteriza por bolhas que causam feridas profundas e dolorosas na pele. O tratamento dela visa apenas o alívio das dores, melhorando assim, a qualidade de vida dos portadores.

Psoríase e Vitiligo

Estas são doenças autoimunes, isto é, têm origem numa alteração no funcionamento do nosso sistema imunológico que, por motivos variados, acaba “nos atacando” em vez de nos proteger. Os sintomas se manifestam a partir de fatores como: pré-disposição genética, infecções, ingestão de medicamentos e fator emocional.

Câncer de pele

É importantíssimo ficar de olhos bem abertos para os sinais de câncer na pele. Pode ser uma verruga aparentemente inofensiva, uma ferida que demora a cicatrizar, lesões cutâneas que sangram espontaneamente e outras lesões ou pintas que surgem na pele. É primordial que se faça sempre o autoexame, que consiste na pura e simples observação de todo o corpo a fim de identificar algum desses sinais.

Existem, inclusive, técnicas para saber mais sobre esses sinais suspeitos, lembrando que nenhum exame de caráter caseiro pode substituir a avaliação médica adequada. Saiba mais clicando aqui.

Cuidado sempre com a exposição excessiva ao Sol e não esqueça o protetor solar.

 

Genn Derm